Leituras

Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen

“Todas as qualidades são por vezes, devido às circunstâncias do momento, alçadas acima do seu valor genuíno; e a solicitude importuna de pesar alheio chegava a afligir Elinor de tal forma que ela dava por si a considerar a boa educação mais indispensável para o bem-estar do que a própria bondade.”

Sinopse

Sensibilidade e Bom Senso é o primeiro romance escrito por Jane Austen (se excluirmos o epistolar e juvenil Lady Susan).
Para a sensível Elinor Dashwood e a sua impetuosa e romântica irmã, Marianne, a perspectiva de casarem com os homens que amam parece remota.
Num mundo organizado por interesses e pelo dinheiro, as irmãs Dashwoods parecem condenadas pela ausência de relações pessoais e de fortuna.
Marianne apaixona-se pelo encantador e inconstante Mr. Willoughby. Em contraste, Elinor enfrenta com estoicismo as notícias de que o seu amado Edward Ferrars está prometido a outra mulher. Através das suas diferentes experiências amorosas, as duas irmãs são levadas a concluir que a melhor solução está na conjunção entre razão e sentimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *